Catedral

São Paulo Apóstolo

Blumenau, SC

Catedral São Paulo Apóstolo

Santa Luzia | Garcia

Paróquia Catedral São Paulo Apóstolo

 

Endereço

Rua Araranguá, 1368 - Garcia
CEP 89020-300 - Blumenau – SC
Fone: (47) 3326-2328

Missa

Domingo às 9h

CPC - Conselho Pastoral Comunitário

Coordenador: Evandro - 47 99931-5300

Tesoureira: Alaide - 4798454-9296

Histórico 

No início da década de 1950, aproximadamente 20 famílias residiam nas imediações da Rua Araranguá, cidade de Blumenau. No início da década de 1960, começou a funcionar a escola municipal, cuja professora era Sra. Laura Bento, esposa do Sr. José Bento. Neste início da pequena vila que se ia formando, a prefeitura da cidade resolveu relocar pessoas pobres de áreas centrais da cidade para a Rua Araranguá. Eram em torno de 20 famílias que, de repente, chegavam para fazer parte da comunidade. A vida religiosa das famílias também das que iam engrossando o povoado, encontrava sua fonte na Matriz São Paulo Apóstolo. Na escola, como todos os alunos eram católicos, faziam-se as orações costumeiras.

Por volta de 1963, deu-se o início da comunidade católica, com as santas missões. Depois das missões, o pároco Frei Brás Reuter começou a celebrar missas na escola. Outros freis que atuavam na Matriz São Paulo Apóstolo vinham igualmente presidir as celebrações. A população aumentava significativamente, fazendo surgir a necessidade de uma escola mais espaçosa. Renato Viana, então prefeito municipal, encaminhou o funcionamento de uma escola básica. Para isso adquiriu área de terra, cujo terreno situava-se no morro, vizinho à primeira escola. Ao lado desta escola, havia uma casa que as famílias achavam apropriada para as celebrações e atividades religiosas. Pediram-na ao Sr. Prefeito e ele cedeu-a. Ali, passaram a ser celebradas as missas e as atividades pastorais.

Com o crescimento da comunidade e o ambiente mais propício para os encontros, o padre, agora, visitava a comunidade mais frequentemente. De quinze em quinze dias havia missa. No ano de 1988, foi iniciada a construção da capela. Incentivo especial, as famílias sentiam do Frei Dalvino e do Frei Feliciano. Dos moradores da vila, ninguém deixava de apoiar e ajudar as obras. No dia 12 de outubro de 1991, foi celebrada a primeira missa na nova capela. 

A padroeira Santa Luzia não foi escolhida por acaso. Uma senhora chamada Yolanda da Silva, muito devota da comunidade, estava com grave enfermidade nos olhos. Sabendo que, na piedade católica, Santa Luzia é protetora contra as doenças dos olhos, ela fez promessa à santa. Se ficasse curada, doaria a sua imagem à nova igreja. Testemunham os moradores que, apesar da gravidade da doença, a mulher restabeleceu-se e, com alegria e ação de graças a Deus, doou a linda imagem à capela.

Sra. Laura, a primeira professora do lugar, tornou-se a primeira ministra extraordinária da sagrada comunhão e primeira catequista.

Nas pegadas de fé, de amor e de esperança dos pioneiros e pioneiras, hoje, a Comunidade Católica Santa Luzia prossegue celebrando sua vida, sua luta, suas dores e alegrias.

Localização

Localize-se pelo Google Maps