Catedral

São Paulo Apóstolo

Blumenau, SC

Catedral São Paulo Apóstolo

Brasão

Conheça o brasão da Catedral

Descrição Heráldica

Escudo de goles (vermelho) ornado de jalde (ouro). Torre da Catedral Diocesana encimada por uma cruzeta; tudo de jalde. Sob a cruzeta três elipses de goles, cada qual carregadas por um sino de jalde.

Em chefe, um livro aberto de argente (prata) e forrado de jalde; carregado por letras de goles à direita e à esquerda.

À direita, uma espada de argente empunhada de jalde; à esquerda um ramo de palma de argente.

Sob o escudo, listeis de argente forrados de goles que portam os lemas: "08.02.1878 - Paróquia São Paulo Apóstolo"; e "Catedral Diocesana - Blumenau - SC"; tudo de sable (preto).

Sob todo o conjunto, uma cruz hastil de jalde.

 

Interpretação

A base do escudo possui a cor vermelha, que na arte da heráldica representa as virtudes da fortaleza, valorosidade, fidelidade e honra, elementos presentes na vida e no testemunho do Apóstolo Paulo.

No centro do escudo destacam-se a palavra de Deus e a torre da Catedral Diocesana de Blumenau. A Bíblia remete à pregação de São Paulo e suas cartas, também o ensino e a meditação da Palavra de Deus, fonte de vida e santidade. A torre faz menção à estrutura da Catedral diocesana, sua suntuosidade é sinal de riqueza espiritual e da presença de Cristo. Seus três sinos representam as figuras de Jesus, Maria e José.

A espada, localizada à direita do escudo, remete a São Paulo e seu fervor na luta pelo Reino de Deus e defesa da fé. O ramo de palma, que tradicionalmente é atribuído ao martírio e representa o sangue de São Paulo, derramado por amor e fidelidade a Cristo e à Igreja; recebe a cor branca, sinal de fé e integridade.

O elemento dourado que orna o escudo representa a luz de Cristo, que envolveu Saulo no caminho à Damasco e deu início a seu processo de conversão. Simboliza também a luz que envolve os fiéis que à catedral se dirigem, para seus momentos de orações e vivência de suas devoções.

A cruz é o sinal do seguimento de Jesus; o listel traz o nome da paróquia, sua condição como catedral diocesana e sua pertença à Diocese de Blumenau.