Catedral

São Paulo Apóstolo

Blumenau, SC

Catedral São Paulo Apóstolo

São Francisco de Assis | Boa Vista

Paróquia Catedral São Paulo Apóstolo

 

Endereço

Rua Carlos Rischbieter, 1570 - Boa Vista
CEP 89012-201 - Blumenau – SC

Missa

Sábado às 19h

CPC - Conselho Pastoral Comunitário

Coordenadora: Sheila - 47 99609-0569

Tesoureira: Eliane - 47 98416-1623

Histórico

O início da comunidade católica do bairro Boa Vista, se dá no momento em que há a criação do núcleo de base do mesmo.

Data do ano 1968, quando moradores se reuniram, com a bênção do pároco da Matriz São Paulo Apóstolo, Frei Bernardo Hoelscher e o apoio do Frei Wigbert Weber, para organizarem um espaço para as diversas celebrações religiosas. Inicialmente as celebrações eram realizadas junto a espaços públicos, como escola e creche.

No ano de 1973 este esforço coletivo foi coroado, com a aquisição de um terreno, do espólio do Sr. Theófilo Bernardo Zadrosny, sendo escriturado em nome da Mitra Diocesana de Joinville. Numa escolha, em lista tríplice, o grupo escolheu como padroeiro São Francisco de Assis.

A comunidade abraçou com entusiasmo a causa, e foi erguida uma capela de madeira para as celebrações e um local para os festejos sociais e reunião da comunidade. Consta que a inauguração se deu em 1973. Estes espaços ainda são mantidos e servem como capela mortuária e o Clube de Mães, que leva o nome do padroeiro.

A partir de ano 1980, a capela começou a ser assistida pelo Frei Ervino Benther, que aceitou apoiar e organizar a construção de uma nova capela. Frei Ervino foi um grande incentivador e também articulador de recursos, inclusive junto a conhecidos e familiares da Alemanha.

Iniciou-se a mobilização para a aquisição de mais uma parte do terreno da família Zadrosny. Com as grandes enchentes de 1983/1984, houve uma urgência ainda maior para construir a capela livre das águas. O bairro foi duramente castigado e isso interferiu no planejamento da obra. Retomados os trabalhos em 1989, foi concluída a fundação. Numa segunda fase nos anos 90/91, foram erguidos os pilares até primeira laje, sendo que a missa do padroeiro desse ano foi celebrada nessas iniciais instalações.

O esforço da comunidade prosperou e em 11 de junho 1995 a nova capela foi inaugurada por Frei Dalvino Munaretto e na pessoa dele foram lembrados com carinho todos os freis que contribuíram com essa história. Doações importantes foram feitas por pessoas e empresas e estão registradas nos documentos da capela.

No ano de 1995, assume como pároco e orientador da comunidade, Frei Edgar Weist.

Com a criação da Diocese de Blumenau, a capela passou a ser orientada pelos padres diocesanos. A comunidade conclui as obras da capela e posteriormente é construído um centro catequético e um espaço para as atividades sociais da comunidade.

Juntos continuaremos a honrar São Francisco de Assis, padroeiro de nossa querida comunidade.

Localização

Localize-se pelo Google Maps