Catedral

São Paulo Apóstolo

Blumenau, SC

Catedral São Paulo Apóstolo
Blog

Blog

Conheça Nosso Blog

 

Solenidade da Santíssima Trindade

04/06/2023

Ao começarmos com piedade um ato qualquer da vida cotidiana ou uma oração, costumamos dizer: "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". A mesma invocação dá início à Santa Missa, que prossegue com uma saudação do sacerdote, tal como: "A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco". O mistério da Santíssima Trindade encontra-se presente em nosso dia a dia, todo o tempo. Sabemos, pela doutrina da Igreja, que há três Pessoas Divinas, mas um só Deus. Entretanto, a inteligência humana não abarca esta realidade sobrenatural, entre várias razões por estarmos habituados a tratar com os outros homens, meras criaturas de nossa natureza racional, na qual se confundem numa unidade o ser e a pessoa.

Conhecer a Trindade só é possível pela Revelação

É a fé que nos permite aceitar esta verdade. De tal forma que se o Filho de Deus não a ­tivesse revelado, impossível seria deduzi-la. O Antigo Testamento não oferece elementos para discernir com precisão a existência da Trindade, mas apenas vestígios e insinuações muito tênues que a fazem, de certa forma, ser pressentida. Por exemplo, ao narrar a obra do sexto dia o Autor Sagrado utiliza o verbo no plural, como se a determinação fosse tomada por várias pessoas: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança” (Gn 1, 26). Este e outros textos bíblicos análogos (cf. Gn 3, 22; 11, 7) podem ser considerados sinais da Trindade, embora não sejam explícitos e categóricos.

Jesus, o Filho de Deus Encarnado, nos ensina que estamos aqui de passagem com vistas a um convívio eterno com a Santíssima Trindade. Analisemos, pois, esta ocasião, tendo presente este altíssimo mistério de nossa Fé.



Postado por: Bruna Xavier
Fonte do post em: Arautos do Evangelho

Compartilhe

 

Mais Posts