Catedral

São Paulo Apóstolo

Blumenau, SC

Catedral São Paulo Apóstolo
Blog

Blog

Conheça Nosso Blog

 

Sexta-Feira da Paixão

30/03/2023

Na Sexta-feira Santa a igreja celebra a morte de Jesus Cristo na cruz, em sacrifício pelos pecados da humanidade.

Durante a Sexta-feira Santa, a igreja convida os fiéis a uma profunda reflexão sobre o significado da morte de Jesus Cristo e sobre a importância da cruz na vida cristã. É um dia de oração, de penitência e de meditação sobre o mistério da redenção.

A liturgia da Sexta-feira Santa é composta por três momentos principais: a liturgia da Palavra, a Adoração da Cruz e a Comunhão. Na liturgia da Palavra, são lidos os relatos da Paixão de Jesus Cristo, que retratam os momentos que antecederam a sua morte na cruz. É um momento de escuta atenta da Palavra de Deus e de reflexão sobre o significado da Paixão de Cristo na nossa vida.

Na Adoração da Cruz, os fiéis são convidados a venerar a cruz, que é um símbolo do amor de Deus por nós. É um gesto de profundo respeito e gratidão pelo sacrifício de Jesus Cristo na cruz, que nos reconciliou com o Pai e nos abriu as portas do céu.

Durante a Adoração da Cruz, é comum que sejam entoados cânticos e que sejam realizadas procissões com a cruz, como um sinal de fé e de devoção. É também nesse momento que se faz a Oração Universal, que é uma oração pela Igreja, pelos governantes, pelos doentes e pelos que sofrem, entre outros.

Após a Adoração da Cruz, a Comunhão é realizada com as hóstias consagradas na Quinta-feira Santa. É um momento de comunhão espiritual com Jesus Cristo, que se entregou por nós na cruz.

A Sexta-feira Santa é um dia de luto e de dor, mas também é um dia de esperança e de renovação da fé. É um dia para lembrar que a morte de Jesus Cristo não foi o fim, mas sim o começo de uma nova vida. É um dia para recordar que a cruz é o caminho da salvação e que o amor de Deus por nós é infinito e misericordioso.

Para os católicos, a Sexta-feira Santa é um dia para olhar para a cruz e para o mistério da redenção com os olhos da fé e do amor. É um dia para se unir a Jesus Cristo na sua paixão e para se comprometer com a construção de um mundo mais justo e mais fraterno, guiados pelo exemplo de amor e de sacrifício que Ele nos deixou.



Postado por: Bruna Xavier

Compartilhe

 

Mais Posts