Catedral

São Paulo Apóstolo

Blumenau, SC

Catedral São Paulo Apóstolo
Blog

Blog

Conheça Nosso Blog

 

Principais Momentos da Semana Santa

30/03/2023

A Semana Santa é uma das celebrações mais importantes para a Igreja Católica. Ela começa no Domingo de Ramos e termina no Domingo de Páscoa, passando pela Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa e Sábado de Aleluia.

 

O Domingo de Ramos marca a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, onde as pessoas o receberam com ramos de oliveira e o aclamaram como o Messias. Esse dia é celebrado com procissões, onde os fiéis carregam ramos de palmeiras e cantam hinos em honra a Jesus.

 

Na Quinta-feira Santa, a Igreja Católica celebra a Última Ceia de Jesus com seus discípulos. Durante a celebração da Missa da Ceia do Senhor, os fiéis participam da cerimônia do lava-pés, onde o padre lava os pés de doze pessoas, representando os doze apóstolos. Esse gesto simboliza o serviço e a humildade de Jesus ao lavar os pés de seus discípulos.

 

A Sexta-feira Santa é um dia de penitência e reflexão, em que a Igreja Católica recorda a Paixão e Morte de Jesus Cristo na cruz. Durante a celebração da Paixão do Senhor, os fiéis meditam sobre a dor e o sofrimento que Jesus suportou por amor à humanidade. É um dia de silêncio e devoção, onde muitos fiéis jejuam e se abstêm de carne.

 

O Sábado de Aleluia é o dia em que a Igreja Católica aguarda a ressurreição de Jesus Cristo. Durante a Vigília Pascal, os fiéis celebram a luz e a vida, simbolizadas pelo Círio Pascal, uma vela que representa a luz de Cristo. É um momento de alegria e de renovação da fé, quando os fiéis renovam as promessas do Batismo e celebram a Ressurreição de Jesus.

 

O Domingo de Páscoa é o ponto culminante da Semana Santa, onde a Igreja Católica celebra a ressurreição de Jesus Cristo. É um dia de festa e alegria, onde os fiéis se reúnem para celebrar a vitória de Jesus sobre a morte e a esperança da vida eterna.

 

Para os católicos, a Semana Santa é um tempo de renovação espiritual, de meditação sobre a vida e a morte de Jesus Cristo e de fortalecimento da fé. É um momento para se aproximar de Deus e para renovar o compromisso com os valores cristãos de amor, fraternidade e solidariedade.



Postado por: Bruna Xavier

Compartilhe

 

Mais Posts