Catedral

São Paulo Apóstolo

Blumenau, SC

Catedral São Paulo Apóstolo
Blog

Agenda do Batismo

Fique por dentro das próximas datas

 

Celebração do Batismo

Data: 15/12/2024

Local: Catedral São Paulo Apóstolo

Horário: 10h30

PADRINHO E MADRINHA DE BATISMO

A escolha dos padrinhos: junto com os pais, durante o rito, há um padrinho e uma madrinha. Essas figuras representam as pessoas que se comprometem, com seu testemunho, a ajudar os pais, ou a substituí-los, na formação cristã do afilhado. O primeiro e principal dever dos padrinhos é instruir o afilhado pela palavra e pelo testemunho: anunciar Jesus com palavras e exemplos.

Os padrinhos (um homem e uma mulher) devem ter 16 anos completos, serem católicoscrismados e terem recebido a primeira comunhão. Admite-se a possibilidade de um só padrinho ou uma só madrinha. Sejam solteiros ou casados na Igreja Católica. (Código de Direito Canônico).

Caso o padrinho e/ou madrinha não tenha recebido o sacramento da crisma, será admitido(a) como testemunha.

Caso o padrinho e/ou madrinha seja casado somente no civil ou apenas coabite a mesma casa, será admitido(a) como testemunha.

 

BATISMO DE CRIANÇAS

Completados sete (7) anos de idade, a criança seja encaminhada à catequese paroquial.

Os batismos acontecem no primeiro, segundo e terceiro domingo de cada mês, às 10h30min (podendo haver alterações). Consultar em Agenda do Batismo – www.catedraldeblumenau.org.br.

Assim como é um momento de alegria aquele em que os pais registram um filho ou uma filha no cartório civil e lhe dão um nome, também é de alegria o momento em que a família vai à secretaria da comunidade para inscrever a criança para o Batismo.

Documentos necessários para agendar o Batismo:

  • Certidão de nascimento da criança (cópia + original para conferência);
  • Certificado da catequese com pais e padrinhos (cópia + original para conferência);
  • Certidão de Crisma do padrinho e da madrinha (cópia + original para conferência);
  • Certidão de Matrimônio (católico) dos padrinhos, caso não sejam solteiros (cópia + original para conferência);
  • Contribuição: R$ 30,00.

A entrega do formulário e documentos deverá ser feita com 30 (trinta) dias de antecedência, ou seja, no mês anterior ao dia do Batismo. Esses documentos são importantes porque a criança será registrada no livro de batizados da comunidade, em conformidade com o registro civil e demais documentos.

 

Horário de atendimento para agendar o Batismo:

Segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 17h

Secretária Responsável: Elly da Silva Grava

Compartilhe

 

Mais Posts